terça-feira, 3 de julho de 2012

MOÇÃO DE APOIO AOS ALUNOS DA UNIFESP - GUARULHOS


Quem usaria um tanque de guerra para matar uma borboleta?


Os professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em greve desde 17 de maio, vem a público manifestar solidariedade aos alunos da UNIFESP/Guarulhos que foram alvo de mais uma das muitas atitudes antidemocrática do aparato policialesco do Estado de São Paulo. Os professores da UNIR expressam publicamente o repúdio às agressões, perseguições e prisões políticas que ocorreram  na UNIFESP, eventos que corrompem as bases que sustentam o Estado Democrático de Direito.
A recorrente decisão de usar a força policial do Estado contra seus próprios cidadãos é sintoma de um regime totalitário e ditatorial que se esconde sob o manto dos discursos democráticos e das propagandas falaciosas. A violência empregada contra estudantes que denunciam irregularidades na administração do bem público e revindicam melhores condições de estudo depõe contra os princípios da liberdade.
A crescente criminalização dos movimentos sociais que reivindicam justiça ou denunciam o mau uso dos recursos do Estado e o compromisso do governo com interesses contrários aos da população são sinais claros de que os movimentos organizados, os livres segmentos da sociedade e TODAS as pessoas comprometidas com os princípios humanistas e democráticos precisam unir suas forças para que atos como estes deixem de ser o modo como governo lida com os seus cidadãos.

Um comentário:

  1. Aos PROFESSORES da UNIR

    Ainda hoje comentamos que neste processo da Greve Unifesp 2012, cada dia foi uma loucura. Tivemos de responder a questões próprias da luta, envolvendo as tarefas internas, externas e sempre preparados para os FACTÓIDES da burocracia que, desde o primeiro dia de aprovação da greve (22 de março de 2012), combateu de forma FURIOSA os estudantes, inclusive os PROFESSORES que se organizavam para entrar na luta, uma vez que todos sabiam da PRECARIZAÇÃO do nosso Campus.

    Desta forma, ainda não nos organizamos para agradecer as centenas de apoios recebidos de PARTIDOS, SINDICATOS, UNIVERSIDADES (DOCENTES E DISCENTES), mas podem ter CERTEZA: CADA APOIO RECEBIDO (INCLUSIVE ATUALMENTE, QUANDO ESTAMOS AMEAÇADOS DE PUNIÇÕES) ERA A CERTEZA DE QUE NÃO ESTAVAMOS ISOLADOS NESTA LUTA QUE, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA É UMA LUTA DE TODOS, INCLUSIVE A GREVE DE VOCÊS QUE, COM CERTEZA, TAMBÉM SOFRERÁ AS REPRESSÕES E HUMILHAÇÕES QUE TENTARAM IMPOR À LUTA EM GUARULHOS.

    Grande abraço e estamos juntos nesta empreitada.

    Juraci Baena Garcia
    Coletivo Filosofia da Práxis

    ResponderExcluir